Elias Ishy de Mattos

DSC00370Nasceu em Bataguassú – MS, em 30 de dezembro de 1958. Filho de Antônio Santana de Mattos e Maria Ishy de Mattos. É casado com Rosana Palhano Taveira de Mattos, tem três filh@s, Amanda, Bianca e Lucas. É bancário há 30 anos, formado em Direito pela Unigran, atualmente está Vereador em Dourados.

Em sua juventude participou ativamente da Pastoral da juventude como membro do Grupo JUSAN da Comunidade Santo André em Dourados. Colaborou como coordenador do Grupo e também Coordenador do Secretariado Paroquial de Juventude. Foi membro da equipe de formação (DDF).

Participa da caminhada das CEB’s desde o ano de 1987. Sempre se preocupou com a formação, participando de inúmeros cursos oferecidos pela comunidade, forania e diocese. Foi coordenador da Comunidade Santo André por dois mandatos. Junto com sua esposa, foi colaborador da equipe de formação da Pastoral da Saúde e pastoral da família, abordando o tema planejamento natural da família.

Atualmente é membro da Coordenação Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s)

Em 1980 Elias entra para a Caixa Econômica Federal. Trabalhando desde o início na cidade de Dourados. Em seguida a sua admissão na Caixa, Elias entra para o Movimento Sindical. Ishy ocupou por duas vezes a presidência do Sindicato dos Bancários de Dourados, mas desde o início. No sindicato travou diversas lutas. Participa e apóia o movimento sindical, acreditando que as batalhas dos trabalhadores devam ser levadas a conhecimento da sociedade e ao poder público.

Elias Ishy é fundador do PT de Dourados, do qual foi presidente por duas vezes e sempre participou ativamente das instâncias do partido. Em 2000, Elias se candidata a vereador, sendo eleito com 789 votos. Reeleito em 2004 com 1789, o vereador Elias Ishy, trabalhou duro para fazer por merecer o voto que o eleitor lhe depositou.

Em 2008 se candidata a reeleição, ficando como 2° suplente da coligação. Em 2010 se candidata a Deputado Federal, com 11.040 votos. Durante as eleições de 2010, a Polícia federal realiza a Operação Uragano, que culminou na prisão, cassação ou renúncia de grande parte dos vereadores eleitos na cidade de Dourados nas eleições de 2008. Como segundo suplente da coligação na Câmara, Elias assume a vaga de vereador participando das comissões processantes. Após o fim das processantes, Elias Ishy assume definitivamente o mandato de vereador no município de Dourados, passando assim a representar novamente os cidadãos douradenses na Casa de Leis.

A Responsabilidade Social é lema do vereador, que atuou nas mais diversas áreas para atender os anseios da população douradense. Foram trabalhos voltados, principalmente, a preservação do meio ambiente, educação, cultura, saúde, movimentos sociais, melhorias nos bairros e nas comunidades do município, como às comunidades indígenas, a colônia japonesa, colônia paraguaia e a igreja, onde seu trabalho tem marca registrada.