Elias Ishy de Mattos, tem 63 anos, é bacharel em direito e bancário aposentado. É vereador em Dourados, exercendo o sexto mandato. Filho do baiano Antônio Santana de Mattos e da paulista Maria Ishy de Mattos (japonesa). É casado com Rosana Palhano Taveira de Mattos e tem três filhos: Amanda, Bianca e Lucas.
Casado há 35 anos e com o apoio e a força da mulher, Rosana, marcou sua vida atuando de forma orgânica na Igreja, no movimento sindical e na política. Desde sua juventude, junto com sua esposa, participa da Comunidade Católica do Jardim Santo André, onde foi coordenador do Grupo de Jovens, coordenador da comunidade e exerceu vários outros serviços pastorais em nível local, estadual e nacional.
Ele iniciou a vida como trabalhador rural, batalhou e se tornou bacharel em Direito, passou em concurso e já é aposentado por tempo de serviço pela Caixa Econômica Federal. Além disso, foi dirigente sindical por vinte anos, ocupando o cargo de presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, entre 1996 a 1998, e também foi coordenador do Comitê Regional de Defesa Popular.
Foi eleito vereador por seis mandatos, sendo que em 2016, foi o mais votado entre os parlamentares reeleitos. Seu trabalho é marcado pela participação popular, defesa dos direitos sociais e humanos e desenvolvimento econômico com sustentabilidade social e ambiental. Já recebeu, inclusive, uma comenda como vereador mais atuante e o troféu “Marco Verde”, pela defesa do meio ambiente.
Uma das principais marcas e a mais conhecida como legislador foi a luta pela proibição das queimadas em canaviais. Um projeto visionário, sendo que Dourados foi um dos primeiros municípios do país a ter uma legislação que proibiu esta prática.
Ishy marcou sua atuação realizando inúmeras Audiências Públicas na Câmara Municipal, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de debater os mais diferentes temas de interesse público. Exemplos: a duplicação da “Avenida Guaicurus”, o perímetro urbano e a mobilidade, as políticas públicas para juventude e cultura, a questão indígena, a economia solidária, os riscos para saúde e segurança alimentar (agrotóxicos), o Plano de Saneamento Básico de Dourados, a violência contra as mulheres, as reformas da previdência e trabalhista, o racismo institucional e a intolerância religiosa.
Ishy combate todas as formas de preconceitos, mantém diálogo constante com representantes dos mais diversos movimentos sociais, entidades e sindicatos, defendendo avanços e lutando contra retrocessos, como na saúde, educação, meio ambiente, cultura, assistência social e tantos outros programas de inclusão e de defesa da cidadania.
Podemos relembrar a luta contra o fechamento das STEs (Salas de Tecnologias Educacionais) e a desativação do PAE (Programa de Acompanhamento Escolar), bem como a fiscalização e cobrança para a conclusão das obras de diversas escolas, como a do bairro Dioclécio Artuzi e de Ceims, como do Jardim Guaicurus.
Como vereador independente, acompanhou a elaboração do Plano Municipal de Educação e questionou as alterações feitas pelo Executivo - sem debate, bem como a do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), sempre tentando mediar diálogos, trabalhando por uma educação pública de qualidade e pela valorização dos servidores.
Ishy defende a CONSTITUIÇÃO FEDERAL como um todo e especialmente lutar para que sejam efetivados os direitos sociais estabelecidos.