Elias Ishy de Mattos, tem 65 anos, é bacharel em direito e bancário aposentado. É vereador em Dourados, exercendo o sexto mandato. Filho do baiano Antônio Santana de Mattos e da paulista Maria Ishy de Mattos (japonesa). É casado com Rosana Palhano Taveira de Mattos e tem três filhos: Amanda, Bianca e Lucas.
Casado há 37 anos e com o apoio e a força da mulher, Rosana, marcou sua vida atuando de forma orgânica na Igreja, no movimento sindical e na política.
Atuação na Igreja
Desde sua juventude, junto com sua esposa, participa da Comunidade Católica do Jardim Santo André, onde foi coordenador do Grupo de Jovens, coordenador da comunidade e exerceu vários outros serviços pastorais em nível local, estadual e nacional.
Atuação nos Movimento Sociais
Ele iniciou a vida como trabalhador rural, batalhou e se tornou bacharel em Direito, passou em concurso e já é aposentado por tempo de serviço pela Caixa Econômica Federal. Além disso, foi dirigente sindical por vinte anos, ocupando o cargo de presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, entre 1996 a 1998, e também foi coordenador do Comitê Regional de Defesa Popular.
Atuação na Política
Foi eleito vereador por seis mandatos. Seu trabalho é marcado pela participação popular, na defesa dos direitos sociais e humanos. Pautado na busca do desenvolvimento econômico com sustentabilidade social e ambiental. Como parlamentar, recebeu uma comenda como vereador mais atuante e o troféu “Marco Verde”, pela defesa do meio ambiente. Uma das principais marcas e a mais conhecida como legislador foi a luta pela proibição das queimadas em canaviais. Um projeto visionário, que tornou Dourados um dos primeiros municípios do país a ter uma legislação que proibiu esta prática.
Suas principais lutas são em prol da coletividade frente às demandas da educação, saúde, meio ambiente e igualdade de condições para todos, participando e acompanhando de forma efetiva a diversas elaborações dos planos municipais, tais como: plano municipal de educação, de saneamento básico, arborização, mobilidade urbana, plano diretor entre tantas outras ações de interesse da população douradense.
Ishy combate todas as formas de preconceitos, mantém diálogo constante com representantes dos mais diversos movimentos sociais, entidades e sindicatos, defendendo avanços e lutando contra retrocessos. Ele defende a CONSTITUIÇÃO FEDERAL como um todo e especialmente lutar para que sejam efetivados os direitos sociais estabelecidos.