Foi instituída em Dourados a Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Dourados o Dia Municipal do Terço dos Homens, a ser comemorado anualmente no dia oito de setembro. Essa é uma prática de oração muito tradicional. No exterior, há notícias de grupos de homens que se reúnem para a oração do terço ao menos desde 1912. A legislação local é uma  adaptação da Lei No 6.938, de 4 de outubro de 2022, de Campo Grande/MS.

Em Dourados, a Lei é de iniciativa do vereador Elias Ishy, que tem uma atuação orgânica na Igreja Católica, como na Comunidades Eclesiais de Base - CEBs e na Pastoral da Juventude. Foi membro do Conselho de Pastoral por mais de 25 anos. Ocupou diversos cargos de coordenação a nível local, regional e nacional e foi membro da ampliada nacional das CEBS (2009/2018).

A Lei foi aprovada pelos 19 vereadores (por unanimidade). “O terço dos homens é um espaço importante dentro da nossa Igreja onde milhares de irmãos alimentam a sua fé! Em especial na nossa cidade e na diocese de Dourados, agora é reconhecida pelo Poder Legislativo! Sigamos em frente com a Mãe de Deus!”, afirma Ishy.

No Brasil, o Terço dos Homens foi instituído por Frei Peregrino em 08 de Setembro de 1936, na Vila da Providência, hoje cidade de Itabi (SE). No Movimento Apostólico de Schoenstatt, originário da Alemanha e baseado na aliança de amor com a Virgem Maria, teve início a partir da iniciativa de um pequeno grupo, que fazia essa oração na rua. Sua prática é presente em todo o país, sendo a maioria dos estados já contempladas por lei similar e várias capitais no mesmo sentido, tendo sua instituição inserida em calendários municipais e comemoradas anualmente.

A oração do Terço dos Homens tem sido, para a população católica, momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e a súplica a Maria e ainda uma oportunidade de maior engajamento dos homens na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias e comunidades. Ele tem se mostrado uma força de transformação de vida e motivador de diversas conversões. Sua dimensão levou ao surgimento, a partir de 2008, das romarias anuais do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. São centenas de homens que acorrem a esse provindos de todos os recantos do território nacional.