O vereador Elias Ishy protocolou o Requerimento 123/2024 na Mesa Diretora da Câmara de Dourados cobrando informações sobre a instalação e funcionamento do SAMU Indígena no município.

Endereçado ao prefeito Alan Guedes, ao secretário municipal de governo, Wellington Henrique Rocha de Lima, e ao secretário municipal de saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, o requerimento feito em 25 de março de 2024 levanta questões importantes para entender a efetivação da política.

Ishy questiona qual o prazo para ativar o SAMU Indígena, qual o orçamento e fontes de recursos para sua manutenção, onde estará localizado e quais as medidas em curso pela Gestão Municipal para efetivar sua implantação. O vereador destaca a importância dessas informações para orientar o trabalho do legislativo e fiscalizar as ações da prefeitura.

Segundo explica, a atenção à saúde de brasileiros e brasileiras sempre foi um dos principais pilares dos governos do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual faz parte. O Samu foi criado por Lula em seu segundo ano na Presidência. Nos últimos anos, o programa teve sua expansão interrompida.

“Agora temos a oportunidade de retomar programas importantes. Aguardamos respostas objetivas e transparentes das autoridades para que uma medida como essa possa garantir acesso igualitário e eficaz aos serviços de emergência para a população indígena de Dourados”, finaliza o vereador.

Lembrando ainda que uma emenda da deputada Gleice Jane, a pedido de Ishy, foi direcionada ao Samu de Dourados para a melhoria na central de telefonia local.