Durante uma visita à Rua Albino Torraca, na ponte sobre o Córrego Laranja Doce, o vereador Elias Ishy, acompanhado por moradores que o acionaram e por Ataulfo Stein, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDAM), acompanhou o grave problema de despejo irregular de esgoto. No local, resíduos estavam sendo lançados diretamente no córrego, formando uma camada de espuma visível na superfície da água.
Além da poluição visual, a situação tem causado a morte de peixes e um forte mau cheiro, afetando diretamente a vida dos moradores da região. Preocupado com o impacto ambiental e social, o vereador acionou a Sanesul, cobrando respostas sobre as providências que estão sendo tomadas para solucionar o problema.
Sobre uma denúncia feita em 2018, Ishy relembrou que foi formalizada por moradores junto ao Ministério Público e afirmou que solicitará uma cópia dos procedimentos realizados na época para acompanhar de perto as ações adotadas. O parlamentar reforça que novas medidas serão encaminhadas às autoridades competentes com o objetivo de conter o despejo irregular e promover a recuperação ambiental do córrego.
A comunidade tem se mobilizado para exigir a despoluição do córrego e soluções efetivas que garantam a preservação do meio ambiente. O caso do Córrego Laranja Doce demonstra a necessidade de um monitoramento mais rigoroso e de uma fiscalização contínua para evitar novos episódios de poluição.